Área do cliente

Notícias

Contratar estagiário traz vantagens para a empresa e para o estudante

Terça-feira, 24 de agosto de 2021

Especialista em Carreiras do IEL/AL, afirma que essa é a hora de colocar em prática todo o aprendizado de sala de aula

O Brasil enfrenta momentos de crise e, para a maioria das empresas, o quadro tem sido bastante desanimador. Para superar os desafios dessa realidade, contar com alguém criativo, proativo e com vontade de fazer do mundo um lugar melhor, é essencial. Onde encontrar esse potencial para ser aproveitado? Nos estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior. Eles podem ser contratados como estagiários e trazer novas soluções e ideias para as empresas.

Segundo Thayse Ferro, coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi em Alagoas (IEL/AL), o estágio é um ato educativo supervisionado, que proporciona ao estudante a oportunidade de colocar em prática o que ele estuda em sala de aula, em situações reais de trabalho. “O aluno deve estar atento ao aprendizado diário, buscar qualificação constante, ser inovador, ser um solucionador de problemas e saber trabalhar em equipe, são caminhos a serem seguidos para garantir um estágio de sucesso. Já percebemos que muitos líderes começam suas carreiras nas empresas onde foram estagiários”, destaca.

Desenvolver um programa de estágio na empresa pode trazer inúmeras vantagens, entre elas: os estudantes levarão para a empresa conhecimento das instituições de ensino referentes aos avanços conceituais e tecnológicos da área de atuação deles; investimento operacional mais enxuto, comparado com um profissional CLT; capacidade de adaptação dos estagiários aos novos modelos de trabalho; além da oportunidade de qualificar um futuro profissional, alinhado à cultura organizacional e com as habilidades necessárias para ajudar no alcance das metas da empresa. Tanto empresas quanto profissionais liberais também podem contratar estagiários, sendo que para os profissionais liberais é necessário ter um supervisor com formação ou experiência na área do curso do estudante.

Como contratar estagiário 

As empresas que desejarem contratar estagiários podem contar com toda a expertise e experiência do IEL/AL no processo de seleção e contratação de estudantes que correspondam ao perfil esperado pelos gestores. Ter este apoio na hora de escolher um novo talento pode ser determinante para uma contratação de sucesso.  “Ao contar com o agente de integração para contratar estagiário, as empresas não precisam se preocupar com a busca de estudantes em diversas instituições de ensino, questões burocráticas, pagamento de seguro obrigatório e utilizar tempo do time para selecionar candidatos. Um apoio especializado proporcionará banco de dados com ótimos candidatos, total apoio no recrutamento, na seleção, na qualificação e na contratação de estagiários, mecanismos de suporte à empresa e ao estagiário, além da assessoria jurídica e orientação para atuação em conformidade com a Lei do Estágio. Tudo isso agregado com plataforma própria, boa estrutura e profissionais qualificados”, enumera.

Do estágio à contratação

O economista, professor universitário e consultor de empresas Lucas Sorgato foi estagiário do IEL/AL e compartilhou sua experiência. “Meu estágio foi muito importante para que eu fizesse um bom link entre o que eu aprendi teoricamente no curso de Economia com a prática, de fato, do mercado no âmbito de análises econômicas e sociais. O IEL foi extremamente importante por possibilitar fazer essa junção entre a empresa que necessitava, os profissionais competentes para colaborar com a empresa e eu, na época como estagiário, que cheguei para aprender e inovar”, defende.

 

Graduada em Administração e com várias especializações, atualmente, Laura Toledo tem posição de destaque no Banco Itaú. Sua experiência profissional começou como estagiária do IEL/AL. “A experiência de estágio no IEL fez toda a diferença para o meu sucesso profissional, mudou e direcionou a minha vida. Foi a partir do estágio que eu consegui identificar o que eu gostava mesmo de fazer, cresci profissionalmente e fiz bastante networking. Através dele, consegui voar mais alto e garantir uma outra vaga em uma empresa de consultoria em São Paulo, que me trouxe mais experiência e, com isso, acabei contratada", rememora.  

 

Ela já está há dez anos em São Paulo, trabalha com projetos e desenvolvimento de soluções inovadoras para pequenas e médias empresas, além de pesquisas junto aos empresários. "Tive uma trajetória de estagiária a consultora, trabalhei com consultoria em outras duas empresas, sempre lidando com projetos de inovação e melhoria contínua, e, ao passo que eu fui crescendo profissionalmente, me especializei em desenvolvimento de produtos e transformação digital”, relembra.

 

Laura Toledo passou quatro anos na companhia aérea Gol, trabalhando com projetos de experiência do cliente, gestão de projetos digitais, desenvolvimento de novas tecnologias e novas soluções que agregassem à experiência do cliente com os produtos. “Agora, estou no Itaú. Entrei como líder de uma área específica, trabalhei com produtos e recebimentos, soluções para o cliente, atuei quase dois anos no desenvolvimento do PIX, com foco no pagador Pessoa Jurídica. Foi um projeto extremamente desafiador, um dos mais inovadores que eu participei, com equipe multidisciplinar, equipe de engenharia de software, ambiente regulatório muito rígido, equipes de experiência com o cliente, de designer e de gestores de produto, minha atual função”, completa.

 

Por IEL Alagoas e Algo Mais Consultoria e Assessoria

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.