Área do cliente

Notícias

Dia do Profissional de RH: Inserção dos jovens no mercado de trabalho

Quinta-feira, 03 de junho de 2021

Capacidade de aprendizagem e rápida adaptação fazem dos jovens os preferidos pelo mercado de trabalho

Nesta quinta-feira, 3 de junho, é comemorado o Dia do Profissional de Recursos Humanos, conhecido popularmente como RH. Além de parabenizar, também exaltamos o seu trabalho. Sabemos da importância do profissional, que com o passar dos anos se reinventou e tornou-se muito mais que um agente executor de tarefas operacionais, passou a ser um parceiro estratégico, especialista em recrutamento de talentos e essencial para o desenvolvimento dos negócios de uma empresa.
O profissional de RH planeja, promove e coordena as atividades relacionadas à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. Nos últimos anos, ele passou a ganhar destaque nas decisões estratégicas do negócio das empresas, tendo que tomar decisões junto às demais áreas, e assim, estar mais presente, exercendo um papel de influência, capaz de fortalecer setores e contribuir sempre que necessário. A analista de carreiras da regional Alagoas do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), Francine Ferro, destaca a importância do profissional.
“O profissional de RH faz o estudo da instituição, analisando os pontos cruciais para otimizar o crescimento, tanto da empresa como das pessoas, compreendendo o trabalho do contador, administrador, psicólogo, dentre outras. Essa gestão pessoal tem relevância e permite respostas mais ágeis e precisas, sendo essencial para o funcionamento de qualquer corporação,” aponta.
Recrutamento estratégico
O papel do Recursos Humanos passou a ter relevância na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, que motiva os colaboradores a desenvolver melhor suas habilidades. Atualmente, o recrutamento de novos talentos para o mercado de trabalho é uma das principais dificuldades encontradas pelas grandes empresas. Muitas, passaram a investir em jovens profissionais, por terem maior facilidade de aprendizagem e mostrarem rápida adaptação.
“As empresas procuram o IEL/AL em busca de novos talentos. Programas como o Jovem Aprendiz, Estágios e Desenvolvimento de Carreiras moldam o comportamento dos jovens que demonstram ter amadurecimento, experiência e capacidade de compreender a filosofia de trabalho da empresa. Todas essas características são observadas pelo RH na entrevista de emprego e durante a execução de suas tarefas,” esclarece Francine.
Os programas oferecidos ajudam a inserir os adolescentes no mercado de trabalho, dando renda, contribuindo com a formação profissional, incentivando a prática dos estudos e dando-lhes experiência. A Katoen Natie do Brasil (KTN) é uma das empresas parceiras do IEL/AL, utilizando os serviços do instituto para recrutar e alavancar novas carreiras. A psicóloga e consultora de empresas Elmayne Nicácio, colaboradora da KTN no setor de RH, expõe como é feito o processo de aprendizagem dos jovens.
“Os jovens se inserem na empresa atuando como aprendizes de auxiliar administrativo, conhecendo os processos, auxiliando nas rotinas do dia a dia, como atendimento e organização, participando de reuniões, elaborando relatórios e planilhas. Acredito que essa função traz uma base para eles, pois, a partir dela, é possível compreender e descobrir o que se gosta buscando meios de se desenvolver,” esclarece a psicóloga.
Ela ainda explica como os jovens podem ser efetivados no cargo após o término do contrato. “Eles não terminam o contrato e são diretamente efetivados em um cargo, eles são avaliados ao longo do tempo em que estão inseridos na instituição e, em conjunto com a realidade de vagas no momento de término de contrato, podem ser direcionados para o processo seletivo interno”, descreve.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL) é a entidade do Sistema Indústria em Alagoas, que está presente em todas as etapas da sua carreira, incentivando o estudo e o emprego através dos serviços de:
Jovem Aprendiz: qualifica jovens aprendizes utilizando ferramentas de criatividade e inovação;
Programa IEL de Estágio: insere estudantes no mercado de trabalho por meio de um sistema nacional que utiliza inteligência artificial no processo de recrutamento e gestão de contratos de estágio;
Educação Executiva IEL: cursos de curta, média e longa duração, desenvolvidos localmente e também em instituições internacionais, destinados a gestores, sucessores de empresas e responsáveis por decisões estratégicas para melhoria das competências em gestão.

 

Por IEL e Algo Mais Assessoria e Consultoria.

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.