Área do cliente

Notícias

Saiba quais são os cinco benefícios de estagiar

Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Aproveite o período das aulas para começar a gerar o seu networking profissional

Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia do Estagiário. Uma data para lembrar desta importante fase de aprendizado prático quando o jovem está estudando nos Ensinos Médio, Técnico ou Superior. O estágio é uma grande oportunidade para os estudantes, por isso, listamos cinco benefícios de estagiar:

 

1- Aplicar na prática os conhecimentos aprendidos:

Durante as aulas, os alunos absorvem uma série de conhecimentos teóricos, mas é durante o estágio que têm a oportunidade de pôr em prática o que lhes foi ensinado. É curioso vê-los comentando em alguns momentos: ‘Ah, eu vi sobre isso em determinada matéria’, ou ‘eu não sabia que isso era tão útil’. Estes são exemplos cotidianos de presenciar o real aprendizado.

 

2- Construir carreira:

Muitos alunos não sabem, mas é desde a prática do estágio que a carreira profissional já inicia o seu traçado, assim as pessoas já começam a identificar estes alunos com as suas respectivas profissões futuras. Muitos inclusive já “são vistos” como profissionais propriamente ditos, por desenvolverem com tanto afinco suas atividades.  Não raro, os colegas de faculdade, do curso técnico ou da empresa onde fizeram estágio observam a dedicação dos estudantes a uma ou outra área da profissão e os indicam como referenciais nas suas atuações.

 

3- Estrear sua independência financeira:

Qual jovem não almeja ter seu próprio dinheiro ou não depender mais dos seus responsáveis? Pois através do estágio, essa iniciação de independência é possível; muitos alunos inclusive, custeiam as suas faculdades com as bolsas recebidas. O estágio é o momento de adquirir conhecimentos e não necessariamente dinheiro, mas que tal unir os dois quando falamos de estágios remunerados?

 

4- Definição sobre qual área seguir:

Em quase todas as profissões, existem diferentes áreas de atuação a serem escolhidas e seguidas e tal escolha muitas vezes traz angústias para o aluno que ainda não descobriu para qual área apresenta mais identificação, qual a mais rentável, ou a que mais se adéqua ao seu perfil e etc. Então, através do estágio, as áreas podem ser vivenciadas na prática, o que é crucial para uma escolha mais assertiva.

 

5- Aumentar a rede de contatos:

Durante o estágio, o aluno está em contato direto com o mercado de trabalho, conhece mais sobre o perfil e o manejo de clientes e ou pacientes, refina o seu modo de lidar com estes, tendo a oportunidade de aperfeiçoar as suas habilidades com o público-alvo, fazendo o chamado: “networking”, ampliando a sua rede de relacionamentos. Tudo isso muito atento aos princípios éticos do seu local de estágio e da sua futura profissão.

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.