Área do cliente

Notícias

Dia das mães: uma conquista profissional

Sexta-feira, 07 de maio de 2021

Associar trabalhos e filhos ajuda mães a desenvolverem habilidades profissionais

Neste domingo, 9 de maio, é o dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão diariamente aos seus filhos. Mulheres guerreiras e determinadas que estão, cada vez mais, conquistando o protagonismo em meio à sociedade, associando o trabalho e o lar. O Instituto Euvaldo Lodi em Alagoas reconhece o esforço e parabeniza as mamães do Brasil pelo seu crescimento profissional.

Muitas mulheres sonham em ser bem sucedidas, casar e ter filhos, mas como num piscar de olhos o tempo passa e algumas coisas se tornam realidade. Por diversas razões, conciliar a maternidade e o trabalho pode ser ainda mais complicado, principalmente pelas jornadas intensas entre os cuidados com o filho e a dedicação ao emprego. Durante as entrevistas é cada vez mais comum as empresas fazerem uma destas perguntas: “Você é mãe?” ou “Deseja ser mãe?”. Diante de alguns desafios, não é de se estranhar que 52% dos novos empreendedores brasileiros sejam mães, onde 27% trabalham de sete a oito horas por dia, conforme pesquisa da Rede Mulher Empreendedora.
Por outro lado, o desafio de conciliar a maternidade e a carreira profissional, potencializa o soft skills, habilidades que são muito cobiçadas no mercado de trabalho, dentre elas: maior senso de responsabilidade, mais segurança nas relações, poder de liderança, comportamento empático e ético. No IEL/AL desde 2003, quando entrou como estagiária, Roberta Knowles, relembra sua trajetória até se tornar assessora de planejamento, orçamento e gestão estratégica.
“Quando temos determinação e disciplina, arrumamos uma forma de organizar a vida para que as coisas se encaixem. Naquele momento vi a escola como uma aliada para que pudesse deixar meu filho enquanto me dedicava ao estágio e foi assim que consegui equilibrar estudo, carreira e família. Foi um aprendizado, um desenvolvimento não apenas na vida profissional, mas pessoalmente também. Nas relações com as pessoas, na segurança em meus posicionamentos e atitudes. Logo que me formei fui contratada pelo IEL/AL, recebi muitas oportunidades de crescimento, fiz cursos e me especializei na área. Não foi fácil, mas com planejamento, responsabilidade e comprometimento é possível alcançar nossos objetivos.” relatou Roberta.
Para as mamães e papais que buscam conciliar a construção da carreira e a maternidade/paternidade, aí vão 10 dicas importantes:
1. Organize a sua rotina;
2. Gerencie o seu tempo;
3. Divida as tarefas entre os responsáveis pelo filho (pai e mãe);
4. Não se deixe desmotivar;
5. Busque aliados para ficar com a criança durante o tempo em que está no estágio (pessoas da família, creche, cuidadores, etc);
6. Não tenha receio de pedir ajuda;
7. Foque nos seus sonhos e objetivos;
8. Busque tempo também para o lazer e/ou descanso;
9. Pratique a atenção concentrada na atividade em que está fazendo;
10. Lembre-se que você consegue!

Assim, o IEL/AL parabeniza a todas as mamães e reconhece com carinho e orgulho o seu papel fundamental no mercado de trabalho e na sociedade.

 

Por IEL/AL e Algo Mais Assessoria

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.