Área do cliente

Notícias

E agora? Ensino EAD ou presencial?

Terça-feira, 30 de março de 2021

Confira dicas do IEL para você fazer a melhor escolha, de acordo com o seu perfil

Com a necessidade de isolamento social, vimos um verdadeiro “boom” dos cursos on-line, pois, já não era possível estar presente em sala de aula; a alternativa encontrada pelas instituições foi aderir à Educação a Distância, e as aulas on-line passaram a fazer parte da rotina de milhares de estudantes brasileiros.

O ensino a distancia foi regulamentado há mais de 14 anos e, nos últimos 10 anos, segundo o INEP, o aumento foi de 378,9%. Vez ou outra, alguns alunos nos perguntam sobre qual é a melhor modalidade: ENSINO EAD ou PRESENCIAL?

Nós, do IEL, pensamos que as modalidades presencial ou on-line apresentam vantagens e que algumas peculiaridades devem ser analisadas antes da escolha; então, diante do dilema, liste todos os pontos que considera positivos e todos os que considera negativos; e faça as seguintes perguntas:

  1. Consigo ter o tempo necessário para estar presencialmente na faculdade?
  • Neste mundo de multitarefas, é comum que alunos assumam papéis diversos, como: trabalhar, exercer a maternidade ou a paternidade, cuidar de um parente etc. Então, a nossa dica é: que você liste as suas atividades diárias e suas atividades semanais, para analisá-las.
  1. Quais as faculdades que oferecem o curso que eu procuro?
  • Já escolheu em qual curso ingressar? Que maravilha! Então, realize o levantamento de todas as instituições que o ofereçam.
  1. Qual a qualidade do ensino? Você realizou o levantamento das instituições que oferecem o curso que você deseja, de forma presencial ou on-line, agora:
  • Conheça a metodologia de ensino utilizada pela instituição;
  • Verifique a estrutura para conhecer a qualidade na escola;
  • Analise as atividades curriculares e extracurriculares oferecidas;
  • Saiba quem são os profissionais que ministram as aulas;
  • Busque a opinião e o desempenho de outros alunos;
  • Pesquise a qualificação perante o MEC.
  1. Os meus instrumentos de “trabalho” suprem as minhas necessidades?
  • Para aderir ao ensino EAD você precisará ter um computador com as versões necessárias de software e um acesso legal à internet.
  1. Como posso estabelecer uma maior disciplina?
  • A disciplina precisa ser um hábito para os que optarem pelo ensino a distância, pois a flexibilidade não pode trazer o “efeito colateral” da procrastinação. O senso de disciplina e autonomia são características bastante valorizadas no mercado de trabalho, características estas que levam muitos alunos a se descreverem em seus currículos como: proativos.

Então! Optando pelo ensino PRESENCIAL ou EAD, o IEL sempre terá oportunidades de estágios para você! Assim que fizer a sua escolha, corre aqui no nosso site e realiza o seu cadastro para que possa concorrer a um mundo de oportunidades. E você, o que acha das duas modalidades de ensino?

Queremos saber as sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.