Área do cliente

Notícias

Educação Muda o Futuro - Dia Mundial da Educação

Quinta-feira, 28 de abril de 2022

Podemos começar nos questionando: “O que é educação?”

   A educação é uma prática social que promove o desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. Entendemos que a educação inicia no ambiente familiar e é continuada através da escola, é lá que o ser humano passa a conviver com diversas culturas, absorver normas e o ensino propriamente dito. Nela há um cronograma de informações diárias a serem transmitidas e o convívio contínuo com outros colegas e figuras de autoridade levam ao desenvolvimento intelectual, moral e emocional de cada pessoa. Basta que você faça uma reflexão sobre quantas e quantas coisas aprendeu na escola, na faculdade... Sem dúvidas foi cenário para um vasto aprendizado.

   Nessa trajetória, certamente alguém te perguntou: “O que você quer ser quando crescer?” Possivelmente, também surgiram várias idealizações em sua mente, algumas nem existem mais, outras você correu atrás para conquistá-las. O fato é que hoje o mundo te questiona: “Quem você quer ser?” E é através da educação que você encontra essa resposta. As profissões se expandiram, as informações também, e estamos mergulhados em uma infinidade de possibilidades. O que não dá é para ficar parado em um mundo que tanto necessita das suas habilidades.

   Em pesquisa realizada pela Semesp, quase 3,5 milhões de alunos desistiram de universidades privadas no Brasil em 2021. Os anos de 2020 e 2021 registraram os maiores índices de desistência de alunos do ensino superior privado no Brasil de toda a série histórica. Com isso, principalmente nesse último mês, foi visível uma mobilização de vários estados brasileiros para resgatarem esses alunos que se evadiram.

   Alguns deles trocaram a escola/faculdade pelo trabalho, e o fato é que o estágio pode ser uma solução. Sim! Uma sábia solução, pois através do estágio, o aluno exercita o que aprende em sala de aula, recebe remuneração e ainda se dedica a sua carreira profissional.


   A conquista de possuir o diploma em mãos traz a satisfação pessoal de reconhecimento, superação de desafios, e também um destaque profissional. Diante disso, é perceptível a importância da dedicação durante a caminhada do ensino regular e da graduação. O aprimoramento, a busca por conhecimentos e assumir atitudes responsáveis, faz com que o estudante se torne um profissional diferenciado e com maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho.


   E nós do IEL apoiamos a educação e a sua carreira profissional, e acreditamos, assim como Paulo Freire, que: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo!”

Fonte: Francine Ferro, Analista de Carreiras IEL e Rosani Carvalho, estagiária IEL

Compartilhe:

Deixe aqui a sua opnião sobre este produto ou serviço.