08/02/2024

Tempo médio de leitura estimado: 2 minutos

EJA do Sesi proporciona crescimento pessoal e profissional ao trabalhador

Notícias SESI

Na segunda-feira (5), 16 colaboradores da Fika Frio concluíram o ensino fundamental


Por meio da elevação da escolaridade, o Serviço Social da Indústria (Sesi) contribui com o crescimento pessoal e profissional do trabalhador. Essa é uma das propostas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, na última segunda-feira (5), realizou a formatura de mais uma turma do ensino fundamental, anos finais, formada por 16 trabalhadores da empresa Fika Frio. A indústria é parceira do Sesi desde 2019.

Com proposta inovadora e material didático exclusivo, o Sesi oferece oportunidade de ensino aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram a Educação Básica. Essa foi a turma-piloto contemplada com a proposta da Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que é o grande diferencial da Nova EJA do Sesi.

A cerimônia de certificação aconteceu na sede da empresa, no bairro do Farol, e foi marcada pela gratidão por mais uma etapa da vida dos trabalhadores concluída com sucesso. O momento também foi propício para conscientizar os colaboradores sobre o poder transformador do conhecimento.

A parceria Sesi/Fika Frio terá continuidade, afirmou o diretor operacional da empresa, Ramsés Gomes de Melo. “Além da qualificação pessoal, o conhecimento adquirido na sala de aula, através da Nova EJA Sesi, tem impactado, positivamente, a elevação do nível cultural da empresa”, destacou.

Lindiane Araújo, da área de Recursos Humanos da empresa, é uma das maiores incentivadoras da iniciativa. “É muito gratificante acompanhar a evolução de cada colaborador e [observar] até onde eles estão chegando. A Educação de Jovens e Adultos, hoje, na Fika Frio, é uma realidade muito sonhada”, afirmou.

A orientadora educacional da EJA Sesi, Izabel Melo, fala sobre a Educação contribui com a evolução dos alunos. “Esta parceria com as indústrias é de extrema importância, pois, assim, conseguimos proporcionar o acesso à Educação para o estudante/trabalhador, em seu próprio local de trabalho, tornando o ambiente educativo. A EJA também possibilita a capacidade de construção de saberes através dos diversos conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Enfim, contempla uma educação significativa que ultrapassa a educação formal”, explicou.